Salvador: uma história de influências e importância no Estado da Bahia


Entre muitos relatos sobre a cidade de Salvador, é de se ponderar que a sua influência e sua importância se inicia com a chegada dos portugueses em terras Brasileiras, em particular na Bahia.
Por diversos motivos a vinda dos portugueses ao Brasil, tornou-se responsável pela grande expansão e reconhecimento de Salvador para todo o território nacional. Muitas são as razões aos quais trouxeram a coroa portuguesa a residirem em terras jamais conhecidas pelo povo europeu. O que e se sabe é que durante o século XV deu-se inicio as grandes navegações, que conduziu a diversas descobertas territoriais.
Durante essas navegações, a embarcação portuguesa, em particular a de Pedro Álvares Cabral, acabou recebendo influências marítimas fazendo com que o caminho deles fosse desviado, chegando, portanto na Bahia. Esse é um dos principais aspectos  que faz a cidade de Salvador torne-se importante, devido as suas correntes marítimas, responsável pela chegada de muitas embarcações.



                                                              Salvador século XVI.                                                             Fonte: Bahia Turismo


Ao chegarem à Bahia, os nativos índios Tupinambás já estavam presentes em terras as quais os portugueses acabaram encontrando. Após a chegada dos portugueses darem-se inicio as explorações, logo mais tarde, em 1549 é fundada a cidade de Salvador,tornando-se uma capital- a primeira capital do Brasil- até 1673 (IBGE). Considera-se, portanto, isso ser um segundo fator importante de Salvador, ser a primeira capital de um País recentemente avistado pelos portugueses.
O século XVI significou um crescimento da cidade soteropolitana (MATTOS, 2013 apud CALMON, 1959), o que permitiu para a expansão de negócios, a princípio o de escravos, o que levou ao crescimento comercial.  Com essas expansões, a partir do século XVII iniciam o povoamento no Recôncavo Baiano, a exemplo  de freguesia de Nossa Senhora das Candeias, Cachoeira, Morro de São Paulo, São Francisco do Conde- a qual geria diversas freguesias como a Freguesia de São Sebastião das Cabeceiras do Passé, a atual cidade de São Sebastião do Passé e dentre outras, sendo composta por engenhos, aldeias e Vilas (MATTOS, 2013 ).
Cada vez mais a cidade de Salvador mesmo não sendo mais a capital do País, foi crescendo a princípio populacional e econômico, fortalecendo para seu reconhecimento como uma cidade importante- surgimento de cidades e freguesias-  tornando-se o terceiro e último motivo a qual torna a cidade de Salvador importante, o seu crescimento exorbitante.

Referencias
MATTOS, Alfredo. História da Bahia: licenciatura em história. EDUNEB, Salvador, 2013.




Comentários

  1. Muito bom saber de toda essa influência que a cidade de Salvador possuiu sobre as cidades que estavam localizadas bem próximas, a exemplo de Sao Sebastião.Ótima informacao.Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! As cidades próximas a Salvador tiveram muita influência da capital... Parabéns pela ótima pesquisa!

    ResponderExcluir
  3. Gostei ! A pesquisa ficou muito boa quando tive indo pra tetra nova dou uma passada lá pra conhecer RS

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas